domingo, 30 de março de 2008

Igualdade é uma farsa, é necessário aceitar o diferente



Eu não quero o igual! O que é igual cansa e estagna. Somos todos diferentes, e de maneira notória, a priori, pela aparência, mas também o somos pelo interior, pela alma. A igualdade é uma hipocresia que nos apriziona há séculos. Não quero ser igual. Como seria o mundo, se todos lessem o mesmo jornal e os mesmos livros, fizessem a mesma faculdade e se baseassem nos mesmos pensadores? O que seria de nós, se tivessemos de seguir uma mesma cartilha e rezassemos uma mesma Verdade?



A normatização do mundo é de interesse, única e exclusivamente, humano, que é ávido por ver no outro um espelho e quer que todos lhes sejam iguais. Quem garante que as dez ordens são de cunho divino e não do outro, querendo unificar a massa? Teve testemunha no alto do monte? Os gregos criaram uma forma igualitária para se falar sua língua, isso para demarcar os povos que tinham dominado. Assim, a igualdade se mostra como um fator de dominação, se somos iguais, seguimos algo, obedecemos, dominados estamos. "Igualizar" é fazer com que façamos parte de um só rebanho, um só aprisco; é fazer, também, com que tenhamos um só senhor. Igualizar é escravizar, é domesticar é massacrar.


Se o próprio Deus perdeu preciosos minutos de sua eternidade, fazendo de nós seres diferentes, seres diversos e únicos, como seremos, nós, ingratos ao ponto de negar todo este trabalho divino? O Criador se empenhou em fazer-nos absurdamente diferentes, cada um de nós, em cada detalhe do nosso corpo e do nosso interior. Ele cuidou para que fossemos diferentes e não iguais. As listras de nenhumas zebra são iguais as das demais.


Diferentes, é o que somos por excelência. Igualdade é mentira, não é a toa que o socialismo é uma política falha, muito linda e romântica na teoria, mas sucumbiu na prática. Não temos, todos, de ser magricelas ou ter olhos azuis; nem precisamos, todos, de ter os mesmos sonhos. Há muitas árvores diferentes e mesmo as ditas iguais são dferentes. Não existe igualdade, ta aí uma coisa que nunca existiu. Eu ficaria louco se todos fossem iguais; eu, ainda hoje, não consigo identificar quem é quem no meio de duas irmãs gêmeas que conheço desde que me entendo por gente. Imagine se igualdade fosse uma verdade.


Somos diferentes, não há como negar. Haja a vista, que somos em negros, brancos, pardos, índios, nipônicos, vermelhos, arianos, homens, mulhers, g's, l's, b's, t's, definitivamente, indubtavelmente, diferentes. A diversidade é algo tão presente na vida dos seres humanos quantos os próprios; a carência no tocante a ela é sua aceitação. Aceitar o diferente nem sempre, ou melhor, nunca é agradável. Aceitar o que não é nosso é algo doloroso. Não quero que o mundo seja igual! Quero o mundo assim como ele sempre foi, diverso; e acrescido de aceitãção e compreensão aos montes. O que é igual não tem graça, não tem sentido, é morte. A diversidade de cada engrenagem, que somos nós, é o que dá movimento a este grande relógio, que é o mundo. Para a História acontecer e ter o seu curso, é mister que giremos. Imagina só se todas as engrenagens fossem iguais... Como se encaixariam? Acabou!

13 comentários:

Natália Macedo disse...

Gui, você se supera a cada vez que faz uma postagem neste espaço!!
Adorei a de hoje. Filosofou, falou (ou melhor, escreveu) bonito!! Rsrs! É sério!

Também acho que seria uma chatisse se todos fôssemos iguais. Uma monotonia só... Daria até sono! Rsrs!
Gosto de ser diferente de você, da minha irmã, do meu irmão, dos meus pais, familiares etc. Semelhanças existem, mas ninguém é nem tem de ser completamente igual a ninguém.

;)
Bejos, meu amigo!!!

Natália Macedo disse...

Ops, quis dizer beijos, não "bejos". Você entendeu, né? Rsrsrs!

Lanterna Verde disse...

Gostei do texto, e concordo com a natália...apenas semelhanças.


http://asseteartes.blogspot.com/

vlw

Meerstempel Badist disse...

Cara, muito bom o post, sempre pensei parecido contigo e indagava as pessoas sobre isso, entretanto seu post abriu minha mente para uma solução que eu não pensara antes. Muito bom! parabéns!

http://badist.blogspot.com

Meerstempel Badist disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JuHits disse...

É isso mesmo, digamos "sim" ao diferente!

Tica disse...

gostei muito do texto e da sua forma de ver as coisas mostra q vc tem uma sensibilida q todos deveriam ter
parabens

Dancer disse...

nossa!
Se todos aceitacem a diferença e o diferente seria muito bom.
Mas há esperança? Espero que sim.
Gostei do texto mostra o q é preciso pra uma melhora... flws

vitor Marques disse...

legal mais poderia ser melhor

(Didixy) Conquistadores disse...

Muito bom. Concordo com você, somos diferentes, mas a igualdade não seria igualdade nos direitos para todos? Pq nem todos tem os mesmos direitos e regalias que certas pessoas tem?

Somos diferentes e temos que ser diferentes, mas igualdade nos direitos sim.

Guilherme de Oliveira César disse...

Sim, os direitos tem de ser iguais. O que reclamo é desse espírito de manada que nos faz andar em unidade o tempo todo.

Unknown disse...

Gui, amei...
foi perfeito...
digno d um profissional d letras...
ABAFô!!!!

;****

Romario Regis disse...

Não consegui ler tudo, mais achei super legal seu texto sobre faces "raciais", enfim, sempre que puder, vou vir aqui dar uma lida


;D