quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quase discurso do método: o poder medicinal do chocolate


Os dois primeiros parágrafos deste texto foram escritos minutos antes de eu comer um chocolate. Considero de grande importância destacar isso aqui e reutilizar esse trecho a fim de mostrar como o texto acabou tomando um caminho plenamente diferente do que eu pensava antes do chocolate.
Título idealizado pré chocolatinho: Of-LIFE, ou coisa parecida.
Levantar-se cedo e sair a fazer, a ser alguém ou a preparar o alguém que se virá a ser um dia. Acho que a vida não passa de um cumprir de tarefas agendadas mesmo antes de comprada uma agenda, mesmo antes de comprado um ser, mesmo antes de chegar a ter sido. Eu não queria incidir no piegas e perguntar mais o uma vez o que é a vida, mas já o estou fazendo. Quero não parecer infantil ou coisa do tipo com um questionamento tão tenro quanto este.
Parece que vivo pra atingir metas, chegar a lugares; sentar em cadeiras. É isso vida? Pleitear lugares de respeito? Quem sou durante o tempo em que persigo minha Cidade de Esmeralda?
Daí, fui à cozinha, pois a água do café estava fervendo (não suporto café de cafeteira, tem que ferver a água e usar o coador...). Então, lembrei de pegar um pedaço de chocolate, nada extraordinário de mais: Hersheys, por sinal. Voltei pro meu palco, digo, PC e, munido de café mordi um pedaço de chocolate e me foi impossível escrever coisa outra além de:
E vem-me o gosto do chocolate me tomando as noções da língua, e um café quente faz queimar o meu céu da boca, mas tudo vai começando a parecer melhor e Lily Allen que já estava no ouvido, vai se tornando mais audível com suas críticas suaves e engraçadas. A vida não tem sentido mesmo, tem? Ela não é um jogo, onde você tem de tirar no dado a sua profissão, pôr um pino no carrinho a cada filho angariado e nem virar um magnata no final. A vida, diferente do jogo, que se diz dela, não termina quando você se torna um magnata. Há o depois. Há o que vir no adiante. Deixar ser, deixar acontecer. Não ganha aquele que conta mais dinheiro, o tal que teve mais hotéis no Morumbi. Não ganha o dono da Av. Nossa Senhora de Copacabana. Não ganha o infeliz que vive caindo na prisão ou nas garras do leão.  
Talvez o vencedor seja aquele que teve de desenhar Lucélia Santos em “Imagem e Ação” ou aquele teve de fazer uma mímica de “A rosa púrpura do Cairo” ou de “O ultimato Bourne”. A vida é um jogo em que o vencedor é aquele que viveu, não o que correu atrás dela, ávido por ela e por se alguém dentro dela. Vence na vida, aquele que nunca pretendeu isso, assim como a Pedra Filosofal vai parar nas mãos de quem não almeja usá-la para benefício próprio. A vida talvez queira ser vivida sem a pretensão de seus viventes. Que dancem. Dancemos. Que pulemos! Comamos mais chocolates. E é bem isso o que devo fazer agora mesmo, acho que as endorfinas estão outra vez se aprisionando. O efeito chocolate é um mero paleativo e se vai, se esvai e me deixará só tão logo. Gostaria de assistir o “Conde de Monte Cristo” ou “Mudança de hábito”, vai ver seja preciso um “Jardim Secreto”.

5 comentários:

Várias Coisas disse...

O chocolate libera endorfinas, podendo estimular o apetite sexual e causar sensações de bem-estar, sendo assim por isso seu UP pós chocolatinho!
A-ha-a você esta burlando a dieta neh? Te peguei!

Thiago Matozinhos disse...

mto bom o blog man

arte tem q ser promovida sempre =)

Rodrigo Lima disse...

"A vida é um jogo em que o vencedor é aquele que viveu, não o que correu atrás dela, ávido por ela e por se alguém dentro dela." Show essa parte. E se trata de uma filosofia mais do que lógica, porque quem fica pensando em viver literalmente não vive.
Abraço!

Natália Macedo disse...

"Vence na vida, aquele que nunca pretendeu isso, assim como a Pedra Filosofal vai parar nas mãos de quem não almeja usá-la para benefício próprio"! Mais um magnífico post, que não me deixa dúvidas: você É UM ESCRITOR, dos grandes, tendo ou não pretensão de sê-lo! É essa a graça de escrever, assim como a de viver: sem expectativas, sem pretensões. Apenas faça e descubra o prazer após o feito!

Bom chocolate pra você! ;)

Jéssica disse...

"A vida é um jogo em que o vencedor é aquele que viveu, não o que correu atrás dela, ávido por ela e por se alguém dentro dela. Vence na vida, aquele que nunca pretendeu isso, assim como a Pedra Filosofal vai parar nas mãos de quem não almeja usá-la para benefício próprio".

Acredito que para vencer na vida é preciso correr atrás, devemos ter metas, objetivos, sonhos, projetos para aquilo que queremos ser e ter! Devemos procurar ser alguém na vida, evoluir profissionalmente , mentalmente! Devemos sempre procurar nos tornar pessoas melhores.