domingo, 4 de maio de 2008

Hairspray!


Palmas! Palmas e vivas! Filme fantástico, como há muito não vejo! Emoções semelhantes tive quando assisti “Uma linda mulher”, “A noviça rebelde”, “Moulin rouge”, “Rei Leão” e “O Diabo veste Prada”. Estou estasiado! Muito mais do que gente dançando e cantando.

Fala sobre uma coisa que eu já falei por aqui, aceitar o diferente! Uma garota gorda que alcança
o sonho de brilhar num programa de dança, quebrando os padrões e abrindo portas para o futuro. O filme se passa na década de 1960, mas sua mensagem é completamente voltada para os nossos dias. Não há mais padrões. Os moldes caíram por terra! A festa das diferenças deve ser louvada! Brancos e negros! Gordos e magros! Cada um como realmente é. “Não se pode impedir o presente...”

“Amanhã vai ser outro dia... A minha gente hoje anda falando de lado e olha
ndo pro chão...” Impossível não usar o mestre da luta contra a opressão, Chico Buarque de Holanda! Hoje, não há mais Hitler ou Stalin, salazarismo ou ditadura, mas há, ainda, repressão! Moda ditada. Ditadura da moda! Padrões instituídos, graças a Moisés. Que sejam derrubados, todos! Que sejam seguidos até. São um pouco importante, mas não como exemplo de única conduta louvável. Vida Nova! Chega de modelos magricelas! Chega de comercial de pasta de dente com gente branca! Chega de comercial de tintura pra cabelo com apresentadora brasileira dublando a própria voz! Chega de tudo isso que nos persegue! Quando vamos perceber que o “novo sempre vem”, como Elis cantava? Nossos conceitos fedem a mofo! Oswald de Andrade, Freud, Frederico Garcia Lorca, Madonna, Marcos Bagno, é no jato desse povo que eu quero viajar! Vanguarda já!

Dá até vontade de sair gritando pela rua: “Não se pode impedir o presente..” Aceitem o presente!Vivamos o novo! Recriemo-nos! Reinventemo-nos, né Madonna?! Somos cheios de vida. Deeuforia! De força! Por que você acha que a maioria dos personagens era composta por jovens?Porque fica mais bonito?! Não! Porque os jovens são fortes, cheios de vigor e tem a vida todapela frente. Segundo o apóstolo João, Deus escolheu os jovens por que estes são fortes! Fala dejovens de espírito! Não sejamos velhos e mau passados, nem amemos o passado! Pra quê ter saudade do obsoleto? Pra quê continuar vivendo o obsoleto? Se o obsoleto é obsoleto, deixemos ele de lado! E lembro da velha músiquinha das manhãs dominicais da infância: Nós somos jovens, jovens, jovens. Somos do exército. Do exército do céu.” Do céu, da terra, do ar, da montanha, do gueto, da rua Farme do Amoedo, de São Franciso, da Rocinha, da “Madame Formosa”, da balança lá em cima. Somos do exército das diferenças! Aceitemos o NOVO! Construamos o novo! Mudemos! “Não se pode impedir o presente...”, ele vem feito trem, feito avalanche, feito água. E nas palavras de Barbárvore: “Deixem o rio correr!”

Um filme fabuloso, encantador. Libertador a cima de tudo! Mas é necessário ser dotado de visão, tipo, terceiro olho para ver as maravilhas incutidas nessa obra de arte, comercial e alternativo ao mesmo tempo. Veja além do que aparece. Não seja inocente!

9 comentários:

Euzer Lopes disse...

Há muita gente que, entra dia, sai dia, dá ainda valor quase exclusivo a embalagens bonitas, esquecendo-se de saber seu conteúdo.

Quantas pessoas não morreram ao abrir um belo presente e detonar uma bomba?

Gabriela Mattos disse...

hahah, se eu me sentir como me senti ao ver o Diabo veste prada...então este filme é ótimo!


e quer saber, sou magrela; mas viva a gordurinha localizada :D

Euzer Lopes disse...

(Luís, que comentário foi aquele no meu blog???
Obrigado, cara. Sem dúvida, o melhor)

ScullyMulder disse...

A verdade é q vivemos num mundo hipócrita, num país hipócrita que diz-se democrático (tem gente q diz q é o melhor pais do mundo para se viver), a mídia propaga um discurso de q devemos lutar pela democracia e liberdade de expressão , enquanto ela impõe um modelo, um padrão de beleza: loiras, magras, peitos masculinos bem torneados. Há muita mentira solta no ar vestida de de verdade e aceitação. Mas que eu não caio nessa. ;)

Unknown disse...

muito legal seu texto, bem eufórico. Mas discordo de sua opinião, o mundo nunca viveu e nunca vivera sem um padrão pra tudo. É isso que mantém uma certa ordem na sociedade, necessitamos de uma lógica, de um caminho a seguir. A vida por si só não tem sentido, o que da sentido a ela são as criações sociais. O problema é que essas criações sociais geram os padrões, como: amor, o belo, o inteligente, o esperto, o culto, o lutador pela democracia (chico buarque e companhia), etc...

tendo tempo da uma olhada no meu


http://segundaopcao.blogspot.com/

Daniel disse...

depois de ler um post desse com certeza vou atrás desse filme...

Fábio Melo disse...

Ainda não vi, logo não tenho opiniõ formada =P

Te citei no meu post de hoje (05/05). Se quiser, dá uma conferida =P
___________________________________
TemPraQuemQuer

Cah! disse...

Hairspray..A Marca de uma lágrima..
Seu gosto é bem divertido.Seu texto é tão corrido,tão fácil e gostoso de ler.Tão prazeroso.Muito divertido MESMO.Gostei.Ha,me deixou feliz.=D
Abraços.^^

Tico disse...

ah guilherme...
gostei muito mesmo!
um texto super gostoso de se ler.
gosto como faz certo assunto parecer tão prazeroso só com suas palavras.

um grande abraço e ainda quero ler o tal texto da repulsa de muitos.

=]