sábado, 17 de maio de 2008

As quatro estações da alma




No blog de Vinícius, encontrei um texto que me fez retomar um antigo pensamento que eu tinha e que deixei na gaveta, esquecido, junto com um certo livro, fotos de um segundo nascimento, cd's daquela cantara que volta e meia cito e camisas adiquiridas em encontros aqui e ali.

Quando estamos curtindo as alegrias e as festas do verão, não prestamos muita atenção nas coisas em volta da gente. Tudo o que notamos é o Sol e as pessoas douradas que vemos pelo caminho. É nestes dias de “beber água” que nos vem chegando um ventinho ameno. Um céu avermelhado nos estonteia e não percebemos que cada dia vai ficando mais frio. Devagarzinho, de maneira muito sutil, o frio do outono vai se fazendo presente e cada vez mais forte. E nós, tão preocupados em colher frutos, nem percebemos as mazelas que virão. No começo é legal, mas depois tudo vai ficando mais frio. Outono, sutil estação que introduz o frio.

Os ventos vão ficando mais gelados, tão gelados que não podemos suportar. Casacos, luvas e cachecóis! Frio! Ausência de calor. O outono se vai, dando boas vindas ao inverno, que vem sem piedade. Suas negras nuvens escondem-nos o Sol, roubando-nos a luz. As árvores estão mortas, as flores caídas. Neblina. Noites que vêm mais cedo, gente escondida dentro de casa. Mares de ressaca. Frio! Gelo. Neve. A neve domina tudo. Os rios congelam. Achamos que não vamos suportar. O frio é intenso, desesperador. Nossa alma se aflige, nos desesperamos e choramos.

De repente as nuvens vão ficando menos densas e percebemos um dourado raio a atravessá-las. Esse raio, deita sobre a árvore morta, e de um de seus galhos uma folha verde começa a nascer. A neves derrete. O rio vai ganhando seu movimento de volta. As nuvens se desfazem por completo! O Sol volta a reinar impetuoso e quente. Forte, grande rei. Astro Rei. Dando-nos sua luz, seu calor. Não mais luvas, não mais casacos, não mais cachecóis. Primavera chegando, com todas as sua flores. Colorindo o preto e branco invernal. Reinando como esperança.

O sol permanece, se faz ainda forte! O verão retorna às nossas vidas. Praia, sol, festa. Calor. Rio 40º! Tudo em paz, calmo. Hiperbórios! Mas logo chegará o outono. Esta é a vida! Um grande vale. Montanhas e depressões (geográficas)! Sempre será assim!

Vinícius, feliz aniversário pra ti, meu mais novo amEgo!

P.s.: Desculpe, mas naum pude me furtar o imenso prazer de representar as estações com essas fotos que acompanharam minha adolescência e continuariam acomapnhando minha vida toda se não tivessem se separado. Sandy e Junior: tah aí o meu ponto fraco. Calcanhar de Aquiles! Aff "P.s." grande, né?!

3 comentários:

Tico disse...

fico feliz que me texto tenha te remetido à boas coisas.
muito obrigado pelos parabéns.
amEgo... ahaha

abraço.

Natália Macedo disse...

Por incrível que pareça, minha estação preferida é o inverno. Mas não por sua frieza, pela tristeza e angústia que traz. Eu seria louca se gostasse disso, né?

Gosto do inverno porque não suporto o calor intenso do verão. Apenas por isso! Está certo que a paisagem veronil é muito mais bonita, viva. A da fria estação dá até medo! Mas é tão bom aquele friozinho, aqueles dias em que não temos nada pra fazer e ficamos debaixo do edredom vendo filme e comendo brigadeiro!

O melhor seria se a paisagem do verão pudesse ser vista no inverno. Aquele céu azul, clima alegre, sol (desde que fosse fraco)... Que delícia seria se todos os dias do inverno fossem assim.
Mas nada é do jeito que a gente gosta, né? Temos de aceitar, é a vida.

P.S.: Adorei as ilustrações! NOSSO ponto fraco, né? Que pena que se separaram...

Gui, parabéns pelo talento.
Arrasou, como sempre.

Stanley Marques disse...

Muito legal o post. Sobre Sandy & Júnior, nunca consegui admirar a dupla. Pra mim era mais uma dupla, apesar de achar que ela canta muito, muito bem. Retornando ao assunto principal do post, concordo com a Natália, minha estação preferida é o inverno, por vários motivos. Só sei que é bom, muito bom.

Dê uma passadinha lá:
http://www.antologiaracional.com/