sábado, 19 de abril de 2008

Eufemismos idiotas!


Aula de português: Efemismo, um dos recursos estilísticos que usamos diariamente, consiste, basicamente, numa maneira de dizer algo ruim de fomra mais branda. Uma forma de suavizar o que tem de ser dito, pôr "pano quente". Exemplos: A) Seu avô foi morar no céu (morreu). B) Suzane está vendo o Sol nascer quadrado (presa). C) Seu colega faltou com a verdade (mentiu).

Como você pode perceber, as expressões em destaque são eufemismos e estão representando as palavras entre parênteses. Você também é capaz de notar, pois você domina sua língua e essa língua te conta coisas, que assim fica melhor dizer as coisas. Não é mais agradável que uma criança ouça que seu avô foi morar no céu, do que seu avô morreu? Não é preferíveil tornar o fato de uma jovem ter matado os pais e ter sido condenada a anos de prisão uma situação mais leve, até mesmo com um tom de brincadeira? Você preferiria ouvir que seu colega é um mentiroso ou que ele faltou com a verdade? Eufemismo nada mais é, do que a arte de pegar algo feio e dar-lhe uma nova roupagem bonita, mais agradável. Não é isso que a gente sente em relaçao a eles? Acabou a aula, tchau, Sérigio Nogueira e Pasquale Cipro Neto. Permaneço, agora, com o Bagno! Hehehe!


Muitas vezes me pego empregando e vendo pessoas empregarem eufemismos completamente idiotas e que acabam por ofender ainda mais numa tentativa vã de "tapar o Sol com a peneira". Essas pessoas não tem o que fazer? Essas pessoas somos nós mesmos. Ai, isso cansa. Como somos burros e hipócritas. Se queremos falar da empregada doméstica com alguém, usamos: "A menina que me ajuda lá em casa..."; o que há na profissão "empregada doméstica" de tão feio, que precise de um eufemismo? Ah me respondam! Se queremos falar de Isabel Filardes, dizemos: "Aquela atriz escurinha...". Escurinha é uma pinóia! Ela é NEGRA! Porque querer esconder um nome tão bonito? NEGRO! NEGRA! Uma palavra que tem uma sonoridade tão linda, jamais deveria ser trocada por, por exemplo, "marronzinho". Como já tive o desprazer de ouvir. Efemismos idiotas! Aff, haja paciência! Quando vamos falar de Elton John, dizemos: "Aquele cantor homossexual...". Muitos vão cair na minha pele, mas muitas vezes percebo que a palavra homossexual traz muito mais proconceito e afastamento do que "gay", "viado", bixa". Algumas pessoas ao impregarem o termo "homossexual" parecem estar pisando em casca de ovo. Com medo de não parecerem preconceituosos. Mas na verdade são muito mais livres quando podem dizer "gay" ou "boiola"; e o fazem sem nenhum tom de pejoratividade. Que há de mal na palavra "gay". Quer dizer, alegre! "Eu sou um pouco acima do peso." (Gorda)

Ah, por favor! Paremos com isso! Paremos de usar esses eufemismos sem nexo.
Eles só servem pra perpetuar em nós os preconceitos. Não temos eufemismo pra Gisele Bundchem ou pro Willian Bonner! Eufemismos idiotas não!!!! Chega de empregá-los no dia-a-dia. Devemos deportá-los pro subúrbio da "Portugália". Aposto que Emília concordaria comigo (é que to lendo "Emília no páis da Gramática", excelente leitura, procurem no google, seguido de "download").

A empregada lá de casa deu uma faxina que deixou tudo brilhando.


Isabel Filardes, negra, é atriz e uma mãe espetacular.


Elton John, o primeiro gay inglês a se casar com um homem, compôs "My song", uma música de excelente qualidade!


Eu sou gorda e sou feliz por isso!


Assim fica bem melhor! Cada um sendo o que realmente é, sem nomenclaturas imbecis! Lembre-se: Somos seres humanos e não mercadorias numa prateleira de mercado.

4 comentários:

Sr. Leandro disse...

Incrível os problemas que a falta do eufemismo pode gerar.
Imagine só as frustrações da vida de um autista!

Mas não são um problema tão grave. Apenas, porém, camuflam as idéias de um indivíduo, que fala algo fora da moral da sociedade, mas afirma estar dentro.

www.newliterature.blogger.com.br

Veiga disse...

texto muito legal!

Heitor disse...

E quando é o contrário?
Como é chamado a figura de linguagem que serve para aumentar a a intensidade de uma frase? Exagero? Mentira?
AEHHAEHAHEHA...

http://emcolapso.blogspot.com

Emre Siqueira disse...

Legal o Texto, blog da legal também, mas vc poderia dar um up no visual cara, mas o que vale mesmo é o conteúdo
abraço